terça-feira, 29 de setembro de 2015

Uma tarde entre muitos séculos passados


     Neste  ano,  tenho  a  tarde  livre  do  trabalho às terças-feiras. Com isso costumo passá-las num dos museus da cidade. Hoje, por exemplo, fui ao Victoria & Albert Museum, que é o meu preferido em Londres, por possuir um acervo extraordinário, muito bem organizado, e por não ser excessivamente grande. Gosto muito das seções dedicadas ao teatro, à fotografia e ao trabalho com o ferro. Mas hoje passei algumas horas numa parte dedicada à Antiguidade e à Idade Média.
     Aí  está  uma  parte  da  coluna  de  Trajano,  com  sua inscrição. Trata-se de uma construção monumental para celebrar o poder do imperador romano do século I da era cristã. Diante de tanta grandeza e tanta beleza, tenho sempre a sensação de que nossa civilização realmente perdeu muito ao submergir na postura sofredora e autopiedosa promovida pela religião, tal como constatou Nietzsche. E tanta grandeza e tanta beleza como que me convocam a não ser mesquinho e a não desperdiçar a vida em bagatelas.
     Em  nosso  último  encontro,  em  São  Paulo,  passamos uma manhã de domingo no MASP, que você visitou pela primeira vez. Foi muito bom percorrer, em sua companhia, as galerias com o rico acervo permanente do museu e ouvir seus comentários sobre muitas obras que ali contemplamos, além de lhe dar algumas informações históricas e alguma teoria da arte de maneira informal e leve. Espero que os lugares que preservam as grandes criações da humanidade façam parte de sua vida e que contribuam para torná-lo uma pessoa mais interessante e melhor.

Nenhum comentário: