sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Um telefonema inesperado

     Estava  hoje  em  minha  sala,  no  trabalho,  quando recebi um inesperado telefonema de representantes de uma universidade da China. Após alguma conversa sobre meus métodos de ensino e minha trajetória profissional e acadêmica, recebi uma proposta para ir trabalhar lá, recebendo um salário melhor que o que ganho atualmente. 
     Estou  bastante  insatisfeito  com  a  educação  mercantil e neoliberal daqui e desejo realmente mudar, mas meus planos são de retornar ao Brasil, provavelmente no decorrer do ano que vem. Porém, pressionado por responsabilidades financeiras com você e com minha mãe, além de ter projetos pessoais que dependem de um significativo aporte financeiro, considero a possibilidade de ir para literalmente o outro lado do mundo. Pode ser uma experiência interessante do ponto de vista de meu próprio aprendizado. E um constante desafio, pois não falo a língua do país, que me parece muito difícil.
     Pedi  duas  semanas  para  pensar a respeito e tomar uma decisão. A grande angústia nisso tudo é ficar ainda mais distante de você, podendo ir ao Brasil provavelmente apenas uma vez por ano. Mas o que se há de fazer? Viver é constantemente fazer escolhas.

Nenhum comentário: