sexta-feira, 27 de março de 2015

Bárbaros entre nós

     Nestes  últimos  dias  andei  muito  envolvido  com exames na universidade onde trabalho, não tendo acompanhado muito de perto o noticiário. Com isso, somente ontem fiquei sabendo que na semana passada houve um atentado terrorista no Museu do Bardo, em Túnis, em que 22 pessoas, a grande maioria estrangeiros em visita à Tunísia, foram assassinadas a tiros por dois fanáticos. 
     Há  apenas  algumas  semanas,  passei  um  dia inteiro nesse museu, que é excelente. Cheguei a ver um vídeo divulgado pelo governo do país, mostrando a ação dos policiais que mataram os terroristas e libertaram os reféns. Os visitantes à instituição que escaparam com vida correm confusos e desesperados.
     É  incrível  como  atualmente  temos  de  conviver com essas coisas. Armas de fogo estão se tornando cada vez mais letais, mais portáteis e mais baratas, permitindo a qualquer fanático ou a grupos de bárbaros como os que hoje atuam na Síria e na Líbia sob a denominação de Estado Islâmico (que nada tem a ver com o islã de tantas grandes civilizações e tantas grandes criações artísticas) dar vazão a sua loucura e a sua monstruosidade. A inspiração religiosa dessas infâmias é um fator a mais - ao lado do principal fator, a simples perda da fé - a me manter distante de qualquer forma de religião como sentimento, atividade e organização, já que perdi todo o interesse por ela.

Nenhum comentário: