quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Uma referência identitária

Hoje, na universidade, conduzi uma atividade em que meus alunos fizeram uma excelente apresentação sobre Clarice Lispector, centrada no romance A Hora da Estrela e no conto “Laços de família”. Fiquei feliz com o resultado, pois percebi que eles foram tocados pela obra da grande escritora brasileira. Muito se falou na questão da identidade, que é um tema constante de Clarice. Ela mesma, como seus personagens, foi alguém que se perguntou o tempo todo quem era, nunca tendo encontrado resposta satisfatória.
De minha parte, vivendo no exterior e tendo passado por diversos recomeços na vida, sempre preciso encontrar uma ancoragem identitária, me afirmando como brasileiro, homem, pai, filho, professor, escritor, amante da literatura, do teatro e do futebol e tantos outros papéis, tantas outras máscaras que são assumidas às vezes ao longo de um único dia.
Se nesta altura da vida, apesar de meus marcos identitários, não possuo uma identidade monolítica nem estritamente coerente, imagine-se você na exuberância de seus oito anos! De todo modo, como o que somos é algo construído com os outros, quero estar presente em sua vida e ser uma referência para a construção de sua personalidade, inclusive no que se refere a coisas que você haverá de negar e não aceitar.

Nenhum comentário: