sábado, 2 de novembro de 2013

Uma paixão à primeira vista pela Áustria

     Depois de uma semana em que estive envolvido com uma variedade de compromissos nas duas instituições em que estou trabalhando, começou hoje para mim uma semana de folga. Assim, resolvi partir para Viena, onde cheguei hoje pela manhã. Estou impressionado com a beleza da cidade e sua efervescência cultural, especialmente no campo da música. Não por acaso, a Áustria é a terra de tantos grandes mestres da música erudita. Uma de minhas primeiras visitas aqui foi ao Hofburgtheater, que fica na área central, próximo ao rio Danúbio. Você que, para minha surpresa e minha alegria, tem revelado grande interesse e aparentemente talento musical, estaria muito bem aqui. 
     Amanhã, que será um domingo com um chuvisco indo e vindo, visitarei o palácio Schönbrunn, que foi a residência de verão dos Habsburgos, família imperial da Áustria dos séculos XIII a XVIII, mas cuja completa dissolução só ocorreu em 1918. Será uma boa aula de história.
     Ainda estarei aqui mais alguns dias. Há ainda muito o que fazer. Somente na quarta-feira partirei para Bratislava, na Eslováquia, numa viagem de barco pelo Danúbio, cujas águas são tema de uma valsa eterna de Strauss. Na quinta pela manhã, irei para Budapeste, cidade pela qual tenho grande interesse.
     Hoje comprei um cartão para lhe enviar. Se não posso tê-lo aqui, ao meu lado, ao menos tentarei partilhar com você um pouco das coisas que tenho encontrado pelo caminho.

Nenhum comentário: