quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Duas surpresas em Budapeste

     Há alguns dias declarei uma paixão súbita por Viena. Não imaginava que pouco tempo depois gostaria ainda mais de Budapeste. Nestes quatro dias que estou passando na Hungria, tenho ficado muito impressionado com a beleza da cidade, sua cultura e sua gente. Espero que você também possa conhecê-la um dia. 
    Agora há pouco saí para jantar num restaurante nas proximidades do hotel onde estou hospedado. Ao entrar no salão onde ficam as mesas, subitamente fui transportado ao Brasil por uma dupla de músicos húngaros que tocam bossa nova a noite inteira. Tocaram (e bem) muito Tom Jobim, muito João Gilberto, muito Carlos Lyra. Cantavam algumas canções em português com sotaque, sem entender o que estavam dizendo, mas com boa pronúncia. Pela primeira vez na vida, ouvi "Garota de Ipanema" numa versão para o húngaro. Foi a minha vez de não entender nada, mas de me divertir com algo tão familiar tornado tão exótico para nós. Quando o garçom soube que eu era brasileiro, foi avisar aos músicos para capricharem. Sem dúvida, a trindade bossa-novista (Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto) fez muito pelo Brasil, que deve a eles uma parte da popularidade de que desfrutamos no exterior.

Nenhum comentário: