sábado, 18 de julho de 2015

Vontade de voltar

     Nestes  dias  de  férias,  entre  viagens  e  alguns  dias em casa, me pego sentindo muita saudade do Brasil. Faz já mais de meio ano que estou longe de nossas coisas, de nossa gente, de você. Gostaria de ter um trabalho em que viajasse, no mínimo, uma vez por mês ao Brasil. Por mais que se ganhe profissionalmente ou em termos de vivências distintas com a experiência internacional, perde-se muito em termos pessoais e afetivos. E o imigrante sofre por estar sempre com a cabeça em outro lugar.
     Esta  é  a  terceira  vez  que  saio  para  viver  no exterior, mas, em meu coração, é como se nunca tivesse deixado o Brasil, que sempre tenho carregado vivíssimo comigo aonde quer que eu vá. Por mais que tenha experimentado outros cheiros, outros sabores, outras línguas, outras paisagens e o contato enriquecedor com outras pessoas, tenho sido sempre, no bom e no mau sentido, o mesmo menino do interior de Minas, fã de Drummond, da folia de Reis, do Galo, do feijão tropeiro, da conversa fiada com os amigos.
     Nos  últimos  tempos,  tem  se  intensificado  a  vontade de voltar. Aliás, dentro de mais alguns meses meu contrato de trabalho vai expirar. A possibilidade de não o renovar tem se tornado uma realidade. Além de tudo, você está crescendo longe de mim, e já perdi grande parte de sua infância. Sinto que será importante estar mais próximo durante o seu desenvolvimento na adolescência. Vamos ver se as pressões econômicas e os compromissos com a vida prática não me forçarão a estender por mais alguns anos este exílio do outro lado do Atlântico, do qual também não serei injusto de reclamar, pois tenho vivido coisas muito boas e me relacionado com pessoas excelentes ao longo destes anos.

Nenhum comentário: