terça-feira, 7 de julho de 2015

Um caminho na Estônia

     
     Estou  hoje  em  Tallinn,  capital  da  Estônia,  um país pequeno circundado por vizinhos grandes e fortes como a Rússia, a Finlândia e a Suécia. Logo que tive um tempo, fui hoje visitar o Museu de Arte Moderna e um palácio que pertenceu ao czar Pedro, o Grande, no século XIX, quando o país fazia parte do império russo. Ao fim dessas visitas culturais, saí meio sem rumo por este parque no entorno do palácio. De vez em quando começava um leve chuvisco, mas fui até o fim deste caminho, onde um monumento com um anjo dá de frente para o mar Báltico. Do outro lado do golfo, não muito distante, está a Finlândia, por onde também passarei nos próximos dias. 
     Ao fim deste caminho, pus-me a passear pela praia, que estava deserta. Até que em certo momento, uma fragata sobrevoou minha cabeça, piando agressivamente. Olhei em volta e vi que ela estava com filhote ali por perto. Então me afastei do seu bebê, para quem logo o macho trazia alguma coisa para comer.
     Esse  episódio  me  fez  lembrar  um  acontecimento que se deu conosco há alguns anos, no campus da USP. Estávamos jogando futebol, trocando passes longos, quando a bola passou por você e foi parar ao longe, perto de um quero-quero. Meu menino correu, lépido e fagueiro, para buscá-la e levou um tremendo susto quando mamãe quero-quero deu um voo rasante sobre sua cabeça, mostrando as garras e piando alto. Ao ouvir o grito de "Papaaaai!!!", seguido de choro, corri para protegê-lo, pegando-o no colo e tirando-o dali, onde, a poucos metros, dois ou três filhotes, com suas pernas compridas, caminhavam perto da bola. Depois coube a mim a dura missão de resgatá-la. Tive de voltar lá. E o fiz numa corrida veloz, levando voos rasantes e gritos estridentes de papai e mamãe quero-quero. Um deles chegou a tocar minha cabeça com suas garras. Mas a bola foi salva e fomos jogar bem longe dali. Desde então, por algum tempo, quando você não queria comer direito, era só ameaçar chamar o quero-quero, e lá se ia um bom prato de comida.

Nenhum comentário: