segunda-feira, 13 de julho de 2015

Uma rua chamada Literatura


     Estou  agora  no  aeroporto  de  Vilnius,  pronto  para embarcar de volta para a Inglaterra. Andei passando algum frio durante esta semana em terras muito ao norte do mundo. Quando parti, após oito meses de tempo ruim, finalmente fazia sol e calor em Londres, com temperaturas elevadas. Com isso achei que as coisas seriam assim por aqui também, já que estamos no meio do verão. Por não haver trazido uma blusa, enfrentei um frio de uns 10 a 12 graus por aqui, em especial pela manhã e à noite. Só mesmo o brasileiro tem a desfaçatez de vir a essas paragens sem blusa. Com isso, este brasileiro teve de comprar uma por aqui. Coisas de um verão frio.
     Perto  de  onde  me  hospedei,  na  área  mais  antiga da capital da Lituânia, descobri que há uma rua Literatura. Nas paredes das casas ali situadas, há poemas, trechos de narrativas, placas e objetos em homenagem a escritores do país. Eu mesmo gostaria de morar numa rua chamada Literatura. E bastaria esta rua para me fazer simpatizar com a Lituânia.
     Nestes  dias  nos  países  bálticos,  fiquei  impressionado de forma bastante positiva com a qualidade de vida dos cidadãos desses lugares pequenos, de recursos muito limitados e que passaram até há poucas décadas por guerras e dominação estrangeira. Ao testemunhar isso, penso no Brasil, com todos os seus múltiplos e transbordantes recursos e onde tantas pessoas vivem tão mal, condenadas pela miséria, a ignorância, a insegurança, a falta de perspectivas. Enquanto não atacarmos essas calamidades de frente, combatendo a extrema desigualdade entre as pessoas, reformando nossa política e qualificando nossos sistemas públicos de educação e saúde, continuaremos vítimas de nossa própria inépcia. Mas não gosto de falar mal do Brasil, em relação ao qual sou otimista. Já mudamos para melhor desde que eu era menino para cá. E o processo histórico segue em frente. Você já tem uma vida mais confortável que a minha na sua idade e viverá sua maturidade num país melhor que este de hoje.

Nenhum comentário: