sábado, 4 de outubro de 2014

Um tigre no inconsciente

     Não sei até que ponto aquilo que lemos, vemos ou sentimos no decorrer de um dia influencia nossos sonhos. Mas o fato é que tive um estranho pesadelo na noite passada.
     Ontem, quando ia para o trabalho de metrô, li num jornal uma notícia sobre um indiano que pulou na área onde fica um tigre, num zoológico de seu país. Como era de se esperar, o animal o atacou e o matou. Havia até uma foto angustiante da fera se aproximando e do rapaz se encolhendo contra um muro. Os tabloides ingleses, em seu sensacionalismo barato, não se caracterizam por muita sutileza nessas coisas.
     Mas vamos ao sonho. Nele eu e você estávamos numa região desértica. Escurecia. Parece que tentávamos encontrar o caminho de volta para um lugar seguro. Em certo momento, vimos ao longe uma alcateia formada por quatro ou cinco lobos e nos escondemos. Eu buscava protegê-lo dos perigos da noite e de um lugar tão inóspito. Até, ao sairmos do esconderijo, vimos que um tigre enorme corria em nossa direção. Sem mais tempo de fuga, peguei um pedaço de pau e disse a você que fugisse e se escondesse. Acordei quando partia para o duelo desigual com besta, com o fim de ao menos desviar-lhe a atenção de você.
     O que algo assim significará? Por que carregamos em nosso inconsciente esse mundo desconhecido e às vezes tão assustador?

Nenhum comentário: