domingo, 12 de outubro de 2014

Lembranças no Dia das Crianças


     Acabo de me lembrar de que hoje é o Dia das Crianças no Brasil. Na semana passada, você me pediu que lhe enviasse algumas fotos de você quando bem pequeno. Talvez tenha tido em mente preparar alguma coisa para esta ocasião. Ao repassar essas fotos para lhe mandar, pude ver como vivemos momentos felizes ao longo dos poucos anos em que pudemos estar juntos.
  Meu pensamento viaja agora por algumas breves temporadas em que você esteve em Divinópolis, na casa de minha mãe, durante um longo tempo que tive de passar por lá após nossa experiência em Belo Horizonte. Me lembro de seus passeios sentado em meus ombros, de nossos jogos e brincadeiras no campinho de futebol nas proximidades, dos cachorros de rua que costumávamos assustar, de você dando pão aos peixes da lagoa, de minhas histórias e meu beijo antes de você dormir. Havia ainda as peças que pregávamos em meu sobrinho Vinícius quando saímos nós três pelas ruas da cidade. Ele devia ter uns 11 ou 12 anos, e você, uns três ou quatro. Gostávamos de conspirar para, quando ele estivesse distraído, sairmos correndo e nos esconder em algum canto de rua, de onde ficávamos observando-o. Achando-se perdido e sem saber retornar para casa sozinho, ele ficava desesperado, enquanto nós dois ríamos em nosso esconderijo. Me recordo até de algumas vezes em que você mesmo me propôs, falando-me ao ouvido: "Vamos fazer covardia com o Vinícius!". 
    Alguma coisa inexplicável faz com que crianças e cachorros sempre gostem de mim imediatamente. E eu deles, com quem tenho tido relacionamentos de muita confiança e muito aprendizado. Em nosso caso, foi uma felicidade brincar com você naqueles momentos, levando a vida com alegria e alumbramento. Que você preserve esse espírito ao longo de sua jornada, mesmo quando chegar o momento de ser sério e produtivo.

Nenhum comentário: