sábado, 27 de junho de 2015

Ciclistas ao natural



     Há cerca de duas semanas, comprei uma bicicleta. Minha intenção é utilizá-la apenas em alguns fins de semana, para ir para os parques da cidade durante o verão que está começando, já que as ruas de Londres são muito perigosas para ciclistas. Somente hoje, porém, saí com ela pela primeira vez. Precisei ir a meu escritório, que fica no centro da cidade, para imprimir um documento, e resolvi pedalar pela margem sul do rio Tâmisa, que apresenta bonitas paisagens. No entanto, quando eu estava cruzando a ponte de Waterloo, de repente fui envolvido por um protesto de ciclistas nus que começaram a passar por ali, ultrapassando-me. Encostei a bicicleta num canto e, por uns dez minutos, fiquei vendo aquela exótica manifestação. Velhos, jovens, homens e mulheres em forma ou um tanto acima do peso passavam nus. Jamais imaginei que veria tal cena bem na área central da cidade. Os manifestantes, que eram milhares, mostraram-se muito populares, pois uma multidão os aguardava após a ponte, com palavras de apoio. Eu também sou simpático a eles, seja por sua postura política num mundo em que tanta gente é indiferente aos desmandos dos poderosos, seja pela naturalidade com que passearam de bicicleta com seus corpos desnudos, que nada tinham de obscenos. Obscena é a visão de um George Bush, um Paulo Maluf ou um Aécio Neves, obscenos são o trânsito e os rios de São Paulo, extremamente obscena é a desigualdade das pessoas num país como o Brasil.

Nenhum comentário: