quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Nossa popularidade no exterior

    Neste verão, que está bastante quente em Londres, tenho visto, pelas ruas e pelos parques, muitos britânicos com camisa da Seleção Brasileira e chinelos Havaianas. Aliás, sempre me surpreendo com a popularidade do Brasil por aqui. Nossas coisas são, em geral, consideradas cool e somos vistos como um povo que preserva a alegria de viver. Eventos relacionados ao Brasil em Londres costumam ser bastante concorridos, e muita gente nos vê como um país que já está muito próximo se tornar uma potência econômica, política e cultural. Mesmo os mais bem informados, que sabem que no Brasil imperam também a corrupção, a violência e a burrice de nossas elites, costumam fazer um balanço positivo do país.
     De minha parte, costumo alimentar a simpatia pelo Brasil em minhas aulas, em minhas palestras e em minhas esporádicas conversas com jornalistas. Sempre demonstro um amor autêntico a nosso país e orgulho do que somos, mas naturalmente trato também dos aspectos negativos, tentando exercer uma visão crítica. Mas no fundo parece que sempre ansiamos pelo que não temos, pois há muitas coisas que admiro na cultura britânica e gostaria que possuíssemos. Mas esta é outra discussão.
     Espero que um dia seja possível tê-lo aqui comigo, para vivenciarmos juntos todas essas coisas e conversarmos sobre elas. É um assunto que rende sempre uma interessante discussão.

Nenhum comentário: