sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A literatura entre nós dois

     Em nossa conversa, há dois dias, você me contou das coisas que tem lido. Entre outras, disse ter sido marcado pela "História triste de tuim", uma crônica de Rubem Braga que tematiza o amor, a dedicação, a perda e a dor de um menino em sua relação com um passarinho. Fiquei feliz ao ver o brilho em seus olhos e o encanto com que falou desse pequeno texto. Pude ver que você já é um leitor atento e sensível. Será para mim uma grande alegria se, durante sua travessia pela vida, a literatura fizer parte importante do seu dia a dia. Ela nos manterá próximos, ainda que continuemos apartados um do outro, como agora.
     Enquanto me sento aqui para escrever, me passa pela cabeça um leitura alegórica da crônica de Rubem Braga, que, em tal leitura, nos diz tanto sobre nossa própria relação de pai e filho. Mas possivelmente estou fazendo uma superinterpretação da crônica.
     Sempre que o encontro, lhe dou livros e conversamos sobre eles. Desta vez não só lhe dei alguns livrinhos como também ganhei um de presente, com sua dedicatória. Trata-se de uma obra de culinária, com uma coletânea de receitas com ovos. Adorei-a, pois nunca havia ganhado nada parecido. Farei algumas daquelas iguarias em minha casa e guardarei esse livro para sempre.
     Eu, que tenho sido um profissional da literatura, atividade que é parte essencial da minha vida, só posso sentir orgulho ao ver a continuidade dela em você.

Nenhum comentário: