domingo, 16 de junho de 2013

Nossos livros

    Aí está parte de minha biblioteca, que fica na casa de minha mãe, em Divinópolis. Passamos muitos momentos de felicidade lá, em ocasiões em que pudemos estar juntos. Tenho em meu telefone um vídeo com você rindo às gargalhadas com uma brincadeira que eu fazia jogando-lhe uma bolinha de papel.
     Desde que você era um bebê, lhe dou livros de presente. Me lembro de você tomando banho de banheira e brincando com seus livrinhos de plástico. Toda vez que o encontro - nas poucas vezes em que o tenho encontrado nesta etapa de nossas vidas -, lhe trago novos livros. Cheguei mesmo a publicar minha versão das Lendas e Mitos do Povo Brasileiro para você, reescrevendo histórias que lhe contava ao colocá-lo para dormir. No fim do ano passado, quando passamos um dia juntos, lhe dei versões condensadas em inglês e francês de Pinocchio e do Petit Prince, respectivamente, como um desafio para que você venha a lê-los dentro de mais algum tempo de estudos.
     Em meio ao império da televisão e dessa miserável cultura de massas, espero que os livros sejam seus permanentes companheiros ao longo da vida. Através deles, você desenvolverá muito mais sua imaginação, seu intelecto e sua sensibilidade, tornando-se uma pessoa muito mais interessante. Espero ainda poder conversar muito com você sobre alguns de nossos autores e nossos livros favoritos.

Nenhum comentário: