quarta-feira, 5 de junho de 2013

Nossa barbárie cotidiana

     Acompanho sempre as notícias do Brasil. Entre outras coisas ruins, tem me chamado a atenção o extensivo aumento da violência. São acontecimentos bárbaros que já passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Nossa sociedade não está sabendo lidar com isso, e a segurança pública tem sido um grande fracasso dos nossos governos.
     Vivi em São Paulo por mais de quinze anos. Felizmente nunca fui vítima da selvageria e da brutalidade de criminosos nesse tempo todo. Mas conheço pessoas que sofreram violências inexplicáveis e que agora carregam grandes traumas. Nestes últimos anos, quando o estado e a cidade de São Paulo tem sido governados por uma direita míope cuja única política de segurança pública é reprimir e matar os marginais, além de achacar os pobres de todos os tipos, a delinquência se tornou extensiva e os criminosos profissionais prosperaram.
     Tenho vivido agora numa metrópole muito mais segura que São Paulo. Tenho a liberdade de fazer aqui coisas que, por precaução, não faria nem em Divinópolis, que também se tornou um lugar perigoso a certas horas e em certas regiões de uns anos para cá.
     Com a monstruosidade cotidiana fazendo o Brasil sangrar, naturalmente me preocupo com você. Gostaria de estar a seu lado e protegê-lo da maldade que pode atingir qualquer cidadão de São Paulo a qualquer momento. Além disso, minha presença e nosso diálogo são importantes para que você jamais seja atraído para o mal, que hoje em grande parte se realiza na corrupção, na relação com as drogas, na prática de atos ilícitos em nome do ganhar sempre mais dinheiro.

Nenhum comentário: