quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Paisagens rurais


     Gosto desta foto que tirei no interior da Inglaterra em meados do ano passado. Trata-se de uma região rural próxima da cidade de Salisbury e das conhecidas pedras de Stonehenge. Não sei por que, olhando para esta imagem, me lembrei das áreas rurais do interior de Minas, de onde vieram meus pais. Em algumas poucas ocasiões, tive a oportunidade de estar junto com você nesses amplos espaços pouco povoados e mais próximos da natureza. Foi muito bom carregá-lo nos ombros e seguir pelas trilhas rurais conversando com você ou sentar a seu lado na beira de um riacho, onde você gostava de jogar pedras para ver a água saltar. 
     Durante alguns anos cheguei a acalentar a ideia de um dia adquirir um sítio, para onde iríamos nas férias e nos fins de semana. Seria uma alegria poder correr com você pelas campinas, ter cachorros, gatos, passarinhos, patos, galinhas, cavalo, vacas e talvez até algum macaco de estimação. E ao menos alguns pés de jabuticaba, um córrego que passasse por perto, uma horta. Possivelmente a cultura caipira, que respeito muito e que hoje está quase morta, seja ainda muito forte em mim e eu tenha nostalgia de um lugar como esse, que nunca possuí e onde não muitas vezes estive de fato, pois desde o nascimento tenho vivido na cidade.
     Hoje, tendo a vida tomado rumos tão inesperados e estando apartado de você, nem penso mais em ter um lugar alternativo no campo. De todo modo, às vezes minha ancestralidade e a memória das coisas boas vividas por lá fazem com que ele esteja presente em minha vida.

Nenhum comentário: