sábado, 16 de fevereiro de 2013

Troca de dentes

     Ontem, numa aula sobre temas da cultura brasileira, tratei das festas juninas, e o assunto acabou desaguando nas simpatias. Entre outras que mencionei como exemplo, me lembrei de uma que trouxe de imediato sua imagem a minha mente, tal como o vi na última vez em que nos encontramos. Você está trocando os dentes e sua boca está cheia de janelinhas. Vi que os dentes novos e definitivos estão nascendo saudáveis e fortes. Tal como os meus, os seus incisivos possuem serrinhas.
     Mas, voltando às simpatias, me recordo de uma que minha mãe me punha a fazer sempre que algum dente de leite caía. Era preciso jogá-lo sobre o teto da casa e dizer:

     Leão, leão
     Leva este dente ruim 
     E traz outro bão!

     Tinha de ser "bão" para rimar com "leão". Além do mais, estávamos no interior de Minas. Menino de sete anos, eu não tinha nem força suficiente para conseguir facilmente jogar o dente sobre a casa, e várias tentativas tinham de ser feitas até conseguir, sempre falando esses versinhos antes da nova tentativa. Deve ter funcionado, pois sempre tive, de fato, dentes muito bons, que nunca me causaram problemas.
     Eu desejaria muito estar a seu lado neste momento e repetir esta simpatia, que certamente seria vista por você de forma encantada e mágica, tal como aconteceu comigo quando eu tinha a sua idade. E essas coisas, tal como aconteceu comigo, iriam fertilizar a sua imaginação.

Nenhum comentário: