sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Outra educação


     Acabo de retornar de Atenas, onde fui falar sobre a tragédia grega, uma das mais extraordinárias criações da cultura ocidental. Aproveitei para ficar mais três dias e passear pela cidade. Foi uma bela experiência e um encontro direto com algumas maravilhas da brilhante civilização que se desenvolveu ali, muito especialmente nos séculos V e IV a.C.
     Aí está uma escultura em bronze do Museu Arqueológico que mostra um menino cavalgando um animal em rápido galope. As crianças recebiam, então, uma educação muito diferente da que recebem os meninos de hoje, preparando-se para se tornarem guerreiros e cidadãos verdadeiramente participativos. 
     Desejo que sua educação seja, em parte, como a deles. Espero que, ao lado do estudo das letras e das ciências, você pratique esportes e se exercite nas artes, que discuta os problemas do nosso tempo e defenda as causas humanistas e o bem geral, que aprenda a amar o Brasil e a nunca aceitar as injustiças de nossa sociedade, contrapondo-se a elas e enfrentando os injustos, que se exercite na solidariedade e na generosidade também. E, em meio a tudo isso, que salvaguarde sua personalidade própria e sua individualidade. Não seja jamais um homem-massa e nunca pense automaticamente com nenhum grupo.
     Claro que tudo isso não é fácil e deve ser uma prática e um esforço cotidiano e para toda a vida, ainda mais num mundo em que imperam tamanhas tentações para a banalidade, o entretenimento vazio e o consumismo vulgar. Mas fazer frente a esse desafio talvez seja a mais ampla forma de heroísmo do nosso tempo.

Nenhum comentário: