sábado, 13 de agosto de 2016

Leão e carrosséis


     Lendo  um  livro  sobre  a  chamada  Belle  Époque  em Paris, deparo-me com esta foto tirada em 1910, com meninos se divertindo num carrossel surreal, sobre as costas de porcos. A forma como estão vestidos também é, para nossa época, surreal. Estavam no Luna Park, que localizava-se perto da Porte Maillot e foi uma grande atração da cidade até meados do século XX, quando foi desativado.
     Imediatamente  olhei  para  duas  fotografias  que  tenho sobre a minha mesa, uma minha e outra sua, no mesmo lugar. Quando eu e minha irmã Kelly éramos ainda bem pequenos, minha família se mudou para São Paulo, onde meu pai trabalhou por três anos na construção do metrô da cidade. Numa das fotos, estou sentado nas costas da estátua do leão do Parque Ibirapuera. Na minha foto, em preto e branco, eu tinha quatro anos. Estou com a cara séria de quem está pouco à vontade naquela situação absurda, com as pessoas passando e me vendo nas costas da fera de mármore. Na sua, em cores, você tinha dois anos. Está sentado sobre o mesmo leão, 35 anos depois. Agarra-o pela juba e abre um sorriso largo, olhando para a cabeça do rei dos animais, que está logo abaixo, sobre seu domínio. Não tem a menor timidez em relação a quem passa pelo local e o observa. À parte essa discrepância psicológica, lá estão, em nós dois, o mesmo olhar, o mesmo tipo de cabelo, a mesma compleição física.
     Lembro-me  de  você pequenininho,  em  Belo  Horizonte, quando gostava de me pedir que o levasse a um parquinho com pouquíssimas atrações que costumava ser montado no bairro Buritis, onde morávamos. Havia um carrossel com cavalinhos ultracoloridos, que davam seus saltos a intervalos regulares. Eu ficava ao lado observando sua cavalgada e lhe mandando de longe os meus beijos.
     Tudo  isso  passou.  Mas talvez  um  dia  retorne,  e  eu levarei o meu neto para essas aventuras. Quem sabe até tenhamos uma foto com um representante da terceira geração sobre as costas do leão do Parque Ibirapuera...

Nenhum comentário: