sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sua primeira década


     Dez  anos!  É  hoje  o  seu aniversário.  Como  o  tempo passa! Em minha memória é como se fosse ontem que, numa manhã ensolarada de domingo em Belo Horizonte, você nasceu no hospital Mater Dei. Eu estava lá, ansioso e preocupado. Quando você chegou e peguei-o no colo pela primeira vez, eu me sentia ainda mais indefeso que meu bebê, porém muito orgulhoso. Você tinha olhos grandes, exatamente a minha boca, meu queixo e meu maxilar. Tenho aqui um filme de seu primeiro dia no mundo, deitado no berçário e se revirando, debatendo-se com braços e pernas para o ar. Tenho também uma foto em que estou com uma cara de quem não dormiu um minuto sequer na noite anterior, com você bem pequenininho deitado sobre meu peito.
     Dez  anos  voaram.  Ao  mesmo  tempo,  quanta  coisa aconteceu nesse período! Eu mesmo mudei muito, tendo me tornado mais pessimista em relação à nossa espécie. Porém decidi buscar viver bem esta segunda metade da minha vida, tentando fazer o que gosto de fazer e o que é significativo para mim.
     Nesta  manhã  de  sexta-feira,  me encontro no norte da África, em Túnis. Durante o dia, vou lhe enviar um cartão pelo Correio. Estive ontem no Museu do Bardo, que possui uma extraordinária coleção de mosaicos romanos. Este, por exemplo, do século IV da era cristã, contém uma inscrição que resume o que lhe desejo neste seu aniversário: "Que tudo lhe traga felicidade". E também que você tenha muitas décadas cheias de amor neste mundo e que possa se realizar como uma pessoa de bem. Eu estarei sempre a seu lado e do seu lado, onde quer que estejamos.

Nenhum comentário: