domingo, 14 de setembro de 2014

Um encontro com Kierkegaard em Copenhague


     Acabo de retornar da Dinamarca, que foi a última etapa de minha estadia de duas semanas na Escandinávia. Gostei muito de lá, pois, dos três países, é o que ainda preserva um ligeiro caos virtuoso, muita vida nas ruas e muita socialização. Alguém já havia me dito que os dinamarqueses são os latinos da Escandinávia. Talvez seja verdade, pois são realmente um pouco mais informais e mais expansivos. 
     Há dois dias, eu passava pela região próxima do porto, quando me deparei com uma praça Søren Kierkegaard. Imediatamente fui transportado pelas leituras de algumas obras do filósofo dinamarquês que me marcaram muito em certa etapa de minha vida, tais como Temor e Tremor, O Conceito de Angústia, As Obras do Amor e O Desespero Humano.
     Nesta semana, lhe mandei um cartão postal de Copenhague, escrevendo que espero que esteja indo bem na escola e que esteja lendo bons livros. Quando retornar ao Brasil, provavelmente dentro de seis ou sete meses, gostaria de conversar com você sobre isso.

Nenhum comentário: