quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Num subúrbio da Noruega


     Estou  agora  na  Noruega.  Me  lembro  de  um interessantíssimo  capítulo das memórias de Nelson Rodrigues em que nosso grande dramaturgo, a propósito de uma viagem de seu amigo Otto Lara Resende à Escandinávia, compara o norueguês ao brasileiro, concluindo exagerada e euclidianamente que "o norueguês é um bobo". Isso porque, a seu ver, todos os noruegueses se parecem em sua frieza e em sua formalidade, e o excesso de desenvolvimento os teria desumanizado. Nós outros, com todos os nossos problemas, ainda ousamos algo diferente e original em nossa forma de ser, de se comportar, de se socializar. Tanto assim que, tão logo Otto Lara chega de volta ao Brasil, é abraçado por um desconhecido nas ruas do Rio de Janeiro com um efusivo "Otto, meu amor!". Daí a conclusão de Nelson: "O desenvolvimento não é a solução".
     Claro  que,  com  essa  história,  o  memorialista  está criticando nossos eternos paladinos do desenvolvimento como panaceia. Como estou há pouco tempo por aqui, devendo partir depois de amanhã, não tenho muitos elementos para julgar os noruegueses numa comparação conosco. Aparentemente são distantes, mas a Noruega de hoje, ao menos em Oslo, me parece bastante múltipla culturalmente, com um significativo número de imigrantes que pouco se parecem com os louros noruegueses de muitas gerações. Talvez ao menos nisso ela tenha se transformado, tornando-se muito mais interessante. 
     Andei hoje pelo subúrbio de Oslo, onde há muitas casas grandes e bonitas, além de um processo de urbanização que me parece ter sido muito bem planejado e muito bem conduzido. No entanto, não vi quase ninguém nas ruas, cujo silêncio sepulcral só era quebrado pelos passarinhos ou por um carro que passava de vez em quando. Mas não vou falar mal de um país que produziu grandes artistas como o dramaturgo Henrik Ibsen, o pintor Edvard Munch ou o compositor Edvard Grieg. 
     Gostaria de saber o que você, que vive no caos cotidiano de São Paulo, pensaria de um lugar como este.

Nenhum comentário: