domingo, 4 de maio de 2014

Rio de Heráclito

     Tudo é movimento, como observou um dos primeiros filósofos gregos. Sendo assim, tudo está se modificando o tempo todo. Se, por um lado, isso nos coloca numa situação de insegurança pela imprevisibilidade, por outro nos torna mais criativos e mais flexíveis, especialmente se temos a morte em perspectiva.
     Essas ideias sempre me vêm à cabeça quando penso na situação em que estamos, com toda essa distância entre nós e suas consequências sobre a sua e a minha vida. Um filho pequeno deveria estar junto de seu pai, inclusive para ter a consciência de ser positivamente protegido dos perigos do mundo e desenvolver a capacidade de ousar, já que os pais geralmente são aqueles que propõem desafios para seus filhos e fazem-nos encarar alguns pequenos perigos. Mas se tudo é movimento, o estado de coisas vigente hoje haverá de se modificar e um dia estaremos mais próximos.
     Nesta noite de sábado, estou em casa com um ombro dolorido após um problema num jogo de futebol. Em meio à avaliação de alguns ensaios de meus alunos na universidade e à audição de algumas canções do passado, penso em você. Espero que meu filho seja uma pessoa interessada pela leitura dos grandes livros, pela cultura e a arte em geral. Vou sempre presenteá-lo com livros e conversar com você sobre eles, esteja eu aí ou aqui.
     Gostaria que soubesse que já não vejo a hora de estar em São Paulo durante a Copa do Mundo. Imagino que você já esteja trabalhando em seu álbum de figurinhas dos jogadores de cada seleção, mas também que esteja lendo seus livrinhos. Na sucessão dos dias, está também em processo uma pequenina mudança que nos permitirá estar juntos por alguns momentos dentro de mais algumas semanas.

Nenhum comentário: