quinta-feira, 11 de julho de 2013

Através da França

     Nestes anos em que estou vivendo na Europa, sempre que estou de férias ou que tenho uma folga no trabalho, gosto de viajar por aqui. Tendo muitas afinidades com a França, com certa frequência tenho viajado por esse país. Desde o fim de semana, estou girando por esta terra de tantos grandes artistas, tantos grandes pensadores e homens de ciência.
     Após passar por Paris e Lyon, estou agora em Marseille, bem ao sul do país, na costa mediterrânea. Dentro de mais alguns dias, andarei por algumas vilas da região da Provence. Tenho visto coisas muito bonitas por aqui. A comida é outro atrativo, com pratos bastante saborosos, bonitos e saudáveis. E as pessoas são, em geral, mais conversadeiras e mais depojadas que em Paris. Aliás, tenho tido a oportunidade de me desenvolver na língua francesa durante essas viagens, tendo sobre ela um melhor domínio, o que também é importante para mim.
     No fim de semana, na capital, pensei em você e lhe comprei um cartão. Infelizmente não tenho para onde enviá-lo, pois você se mudou e decidiu-se que não serei informado de onde está vivendo agora. Pretendo entregá-lo em agosto, quando o encontrar pessoalmente. Do mesmo modo lhe darei um passarinho mecânico que voa após se lhe dar corda, que também comprei por lá.
     A única coisa que está me incomodando aqui é o sol, que está muito forte. Sou, talvez, o único brasileiro que não gosta de sol. Me sinto mal após uma exposição prolongada aos raios solares. Isso aconteceu ontem em Lyon, e à noite eu não estava muito bem.
     Ao andar pelo porto de Marseille hoje à tarde, diante dos muitos pequenos barcos ali estacionados, pensei em você e em nossas aventuras possíveis. A propósito, amanhã eu mesmo farei uma breve viagem de barco até a vila de Cassis, passando por entre dois paredões de falésias de calcáreo conhecidas como calanques. Ainda a propósito, me lembro de que Alexandre Dumas, em O Conde de Monte Cristo,  colocou seu personagem Edmond Dantès como prisioneiro numa ilhota na costa de Marseille, onde fica o Château d'If. Também pretendo visitá-la e entrar em pessoa no mundo delirante daquele folhetim.

Nenhum comentário: