sábado, 4 de agosto de 2012

Um gato na Ucrânia


     Passei três dias em Kiev, na Ucrânia, e ouvi uma fantástica história em várias versões sobre este gato, chamado Pantyusha, que hoje é homenageado através desta estátua de bronze no centro da cidade. Acredita-se que passar a mão sobre ele da cabeça ao rabo dá sorte.
     Eu passava pelo lugar onde fica a estátua quando um senhor que ali estava me contou que há muito tempo ocorreu um incêndio na casa em frente, onde ele morava, e Pantyusha salvou a vida de seu dono, mas infelizmente veio a morrer nas chamas. Passa um tempinho, e chega uma guia com um grupo de turistas. Ela para na frente da estátua e conta que o bicho teria salvado várias pessoas por ocasião de um grande incêndio, mas morrido queimado. Passam mais alguns minutos, e o garçom do bar em frente, onde parei para tomar uma garrafa d'água, me conta que teria ocorrido um incêndio de proporções enormes, e Pantyusha salvou a cidade. Um quarto narrador que por ali me aparecesse certamente me contaria que o gato salvou o país de uma catástrofe. As proporções do incêndio e o número de vidas salvas aumentava a cada versão da história. Comum a todas elas é apenas a morte heroica do animal. Do contrário, a narrativa perderia muito de seu impacto.

Nenhum comentário: