sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Uma reviravolta da vida

     Ontem recebi um telefonema da chefia do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Cambridge, que é uma das melhores e mais prestigiosas do mundo, me convidando para trabalhar lá dois dias na semana. Hoje fui visitar a instituição e me reunir com as pessoas responsáveis pelos Estudos Brasileiros. Assinei um contrato por apenas um ano acadêmico e darei poucas aulas, apenas nas segundas e terças-feiras. De todo modo, jamais imaginei que um dia seria professor em Cambridge.
     Como sempre dormirei por lá de segunda para terça daqui para frente, aproveitarei os fins de tarde para correr às margens desse riacho que passa pelo campus. E sempre nos imaginarei jogando bola por esses amplos espaços abertos, com gramado muito bem cuidado.
     Obviamente estou feliz por estar bem aqui e por ver meu trabalho valorizado e respeitado, ainda mais depois de tudo o que passei no Brasil, muito especialmente entre os anos de 2006 e 2010, quando fui muito achacado, tendo, de quebra, de enfrentar a falta de perspectivas e uma situação financeira muito precária. Mas o pior não foi isso. Eu sabia que me reergueria. O pior foi ter sido obrigado a me manter a distância de você. Esta foi (e ainda tem sido) a minha grande perda.

Nenhum comentário: