domingo, 5 de maio de 2013

Primaveras

     Estamos em plena primavera hemisfério norte. Esta é minha época favorita do ano em Londres, pois a cidade se transfigura em muitas cores e muitos cheiros. Mas é também a minha época favorita no Brasil. Como se vê nesta foto tirada em nosso cerrado, os trópicos também se transfiguram e inundam os campos de beleza. E há ainda esse céu de um azul inefável.
     Desejo muito que ainda possamos adentrar juntos pelo interior do Brasil e também de correr mundo descobrindo coisas e experimentando novos ares, novos sabores, novas formas de organizar a vida. Se minhas viagens e minhas mudanças de lugar possuem um lado triste e sofrido, em compensação têm me ensinado a ser flexível e a compreender pessoas e costumes muito diferentes, além de me colocar em contato com uma grande variedade de coisas belas e algumas pessoas extraordinárias. Gostaria muito que você também tivesse oportunidades como essas, mas que seus caminhos fossem um pouco mais fáceis que os meus, pois já enfrentei muita solidão, muito frio e muita saudade. Curiosamente nunca fui vítima de algo que é constante entre os que passam muito tempo longe de seu lugar de formação: o desenraizamento. A despeito de ter desenvolvido um espírito cosmopolita, tenho uma identidade brasileira e mineira muito forte e estou bastante enraizado nela. Por isso muitas vezes lhe chamo a atenção para a necessidade de não perder suas raízes e honrar suas origens.

Nenhum comentário: