sábado, 16 de janeiro de 2016

Algaravias

     Há  duas  semanas  estou  na  casa de minha mãe. Nestes últimos dias, tem chovido sem parar, fenômeno comum no sudeste do Brasil nesta época do ano. De todo modo, além do reencontro familiar, tenho revisto também alguns amigos e estado muito próximo de Pérola, nossa golden retriever fêmea, que passa o dia comigo onde quer que eu vá e quer mesmo dormir ao lado de minha cama.
     Mas esta passagem pelo Brasil está sendo marcada por alguns episódios não muito felizes. Nesta semana, há três dias, acordamos todos, por volta das duas da madrugada, com o som de vidro quebrando e Caju, o golden macho, que dorme do lado de fora, latindo alto. Minhas irmãs gritaram meu nome, e eu saltei da cama, pegando uma faca na cozinha e indo ver o que estava ocorrendo. Do lado de fora da casa, alguém subira pelas grades da janela do quarto de minha mãe, que dá para a rua, e quebrou, com uma pedra, o vidro da janelinha do banheiro no mesmo quarto, que também faz frente para a rua. Ou o criminoso fez um teste para verificar se havia alguém em casa ou pretendia tentar alguma coisa pela janela do banheiro, que era a única sem grades. Quando eu e meu sobrinho, bem como alguns vizinhos que acordaram com o rebuliço, saímos à rua, o bandido já havia fugido.
     Esse  episódio  nos  diz  muito  sobre o fracasso do Estado, das políticas de segurança pública em todos os níveis de governo e das relações sociais no Brasil. Como diante dessa infâmia temos de buscar soluções individuais, tivemos de colocar grades também na janelinha do banheiro, câmera filmadora, luz externa com sensor de movimento e uma placa avisando que há um cachorro bravo na casa.
     Outro  triste  acontecimento  foi saber, nesta semana, que você será levado em viagem justamente quando irei a São Paulo para encontrá-lo. É incrível que eu atravesse o Oceano Atlântico para vê-lo, e, exatamente quando estou aqui, você é levado para outro lugar. Obviamente isso me atinge fortemente. Enquanto penso nas medidas legais a tomar, deixarei, na portaria do seu condomínio, os presentes que lhe trouxe e os cheques para pagar sua pensão ao longo deste ano. Algaravias da avareza espiritual...

Nenhum comentário: