sábado, 21 de junho de 2014

Alguns estabelecimentos e seus nomes


     Divinópolis é uma cidade do interior onde ainda se encontram muitas coisas típicas do Brasil profundo e bem-humorado. Algo interessante são os nomes de alguns estabelecimentos comerciais ou suas caracterizações. Perto da casa de minha mãe, por exemplo, fica o Forte Gás, com esse acento no "o" e essa pintura modernista no muro. Numa rua onde costumo correr quando estou por aqui, nas proximidades do rio Itapecerica, está o Zuiudo's Bar, com esse genitivo inglês e dois olhos enormes na decoração da casa. Quando eu vivia aqui, na adolescência, havia o Bar Sem Nome, o Bar Budo, o Bar dos Pobres e o Pingo no i. Havia ainda uma lojinha de tatuadores chamada Paranoia Tatoo, com paranoicos grafites na fachada. Uma vez, andando pela periferia da cidade, me lembro de ter visto um salão de beleza chamado Entra Feia e Sai Bonita. Nesta semana mesma passei por certo Churrasquinho Velório do Boi. E algum tempo atrás havia por estas paragens um negócio dedicado à vendia fogos de artifício chamado Bin Laden Bombas, nada politicamente correto.
     No tempo em que você vinha muito a Divinópolis e passava temporadas na casa de sua avó, costumava me pedir que eu o colocasse sentado em meus ombros para que fôssemos "ver a cidade". Muitas vezes o fizemos, passando perto de lugares assim, que tinham muito a ver com o bom humor de nossas conversas e o espírito alegre daqueles dias.

Nenhum comentário: