domingo, 27 de abril de 2014

Com a Tailândia no coração


     Partirei hoje de Bangkok para Londres após cerca de vinte dias entre a Tailândia, o Vietnã e a Malásia. Muito especialmente vou me lembrar da Tailândia, que é tão bonita e possui um povo muito delicado e bastante discreto. Nos meus primeiros dias aqui, fui visitar o Grande Palácio dos antigos reis do país, que é muito impressionante em suas formas e suas cores. Simplesmente perambular por lá é uma aula de resoluções arquitetônicas brilhantes com as quais não estamos acostumados. Cada detalhe do imenso palácio foi muito bem planejado e bem executado ao longo dos séculos.
     Há poucos dias, estive também na cidade de Ayutthaya, ex-capital do país, destruída pelo exército birmanês em 1767. As ruínas dos muitos e monumentais templos budistas do local contam a história de uma época de ouro no reino de Sião. Foi um passeio para ficar na memória, mas tive de ser muito resistente para suportar um calor de 40 graus e muito sol, pois esta é a estação mais quente do ano na Ásia.
     Realmente espero que você tenha a oportunidade de viajar e ver coisas assim ao longo de sua vida, pois nos tornamos mais flexíveis e menos preconceituosos ao verificar como outras sociedades encontraram soluções diferentes das nossas para organizar a vida e como tais soluções funcionam bem. Definitivamente nossos valores não são os únicos nem os melhores para todos. São apenas os nossos valores. Mas concordo que parte deles, aqueles que dizem respeito à dignidade e ao respeito aos direitos humanos, podem ser universalizados.
     Retornarei à Europa com a Tailândia no coração.

Nenhum comentário: