segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Raça e amor


     Ontem assistimos a um dos jogos mais fantásticos do Galo. Precisávamos da vitória sobre o Fluminense de qualquer maneira, já que o título do Campeonato Brasileiro deste ano está sendo disputado entre nós. Durante o primeiro tempo, chutamos quatro bolas na trave, e o goleiro oponente fez defesas milagrosas. O time carioca não chutou nenhuma bola no gol do Atlético. E a primeira metade terminou 0x0. Veio o segundo tempo. Até os quinze minutos, tudo continuou na mesma, com o Galo bombardeando, mas não conseguindo fazer o gol. Como o futebol costuma ser muito cruel, o Fluminense pegou um contra-ataque e fez o primeiro gol do jogo. No entanto, não nos abatemos e continuamos a pressionar o adversário. Por volta dos 25 minutos, Jô empatou. Continuamos a pressão e, já perto dos 40 minutos, Jô marcou outra vez, mas, em outro contra-ataque e numa falha de nossa defesa, o Fluminense fez seu segundo gol já muito perto do fim do jogo, num empate que praticamente decidiria o campeonato a favor deles. No entanto, rapidamente recolocamos a bola no meio e recomeçamos a pressão, acreditando na vitória. Até que, aos 47 minutos do segundo tempo, Ronaldinho colocou a bola na cabeça de Leonardo Silva, que testou com firmeza e fez o nosso terceiro e definitivo gol. 
     Entre as fotos do jogo hoje na imprensa, me chamou a atenção uma de um pai com o filho pequeno no colo, tendo o rosto retorcido pela apreensão. Posteriormente, ao fim da partida, outra foto o mostra abrindo um largo sorriso.
    Este foi um jogo a que eu também gostaria de ter estado presente com você. Nunca pude vivenciar um momento como esse a seu lado. Uma vez, há alguns anos, quando o Galo foi a São Paulo enfrentar o Corinthians, cheguei a comprar ingressos para que fôssemos juntos vê-lo jogar, mas, já próximo da hora de pegá-lo para irmos ao estádio, as coisas desandaram e não pude fazê-lo. 
     Ao menos espero que, na vida, você cultive o espírito do Galo e de sua torcida nesta partida. Como diz o nosso hino: "Lutar, lutar, lutar/ Com toda a nossa raça pra vencer".

Nenhum comentário: