segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uma continuidade perdida?

     Ontem eu estava assistindo a um jogo do Galo, que finalmente está com um bom time depois de tantos anos de vacas magras. Vencemos a Portuguesa por 2x0 e assumimos a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. 
     Me recordo de uma vez que você estava comigo em meu apartamento no Butantã. Assistíamos a um jogo entre Atlético X São Paulo pela televisão, numa quarta-feira à noite. Nessa ocasião, o Galo também venceu por 2x0. Quando saíram os gols, nos abraçamos e vibramos juntos. Falavam mais alto as nossas origens mineiras e a raça atleticana. Como diz o hino: "Jogamos com muita raça e amor".
     Uma das coisas que considero mais tristes nesta nossa separação é a falta de continuidade entre pai e filho. Nem sei mais se você continua jogando futebol, como fazia frequentemente e com tanta alegria junto comigo. Nem sei se as camisas do Galo que lhe dei não foram jogadas no lixo. Nem sei se o amor à literatura, que procurei instigar em você, a esta altura não terá se perdido. Quantos livros eu li para você! Quantas histórias contei para você! Cheguei mesmo a publicar um livrinho para você, em que reconto literariamente as lendas e os mitos da tradição popular brasileira.
     Mas aconteça o que acontecer, sei que há muito de mim na sua personalidade. Como eu, você tem um jeito sério mas bem-humorado de ser. Seu jeito de olhar é exatamente o meu. E tudo indica que, como eu, terá forte personalidade. 
     Uma das coisas que mais nos faltaram foi a oportunidade de irmos ao estádio juntos, para assistir a um jogo do Galo. Uma vez cheguei a comprar os ingressos, para irmos ver um Atlético X Corinthians no Pacaembu. Mas na hora de pegá-lo em sua casa, as coisas desandaram, e tive de retornar sozinho. Sentindo muita raiva, dei os ingressos para dois amigos corintianos e também não fui ver o jogo. 
     O tempo passa, tudo muda. Um dia, você haverá de tomar consciência das coisas e julgar as razões de toda a vida que perdemos.

Nenhum comentário: